ECONOMIA VERDE: o que é feito em nome do meio ambiente e do clima?

Jubileo Sur Brasil – Caderno de Estudo Nº 05

Não é de hoje que a Rede Jubileu Sul tem como um de seus eixos de
discussão a desmistificação e o combate à chamada economia verde. A plataforma do Jubileu Sul sobre Mudanças Climáticas, Dívida Ecológica e Soberania Financeira foi sistematizada em 2009, por ocasião da 15ª Conferência das Partes na Convenção Marco das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Copenhague, Dinamarca.

Em 2012, no contexto da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, a primeira versão
desta cartilha foi lançada sob o título “Economia Verde: A nova cara do capitalismo” que, de forma bem didática, desmascarava as estratégias que se escondem por trás desta “nova face” do capitalismo, travestido de “verde”, mas que em sua essência nada muda o seu verdadeiro “tom”: a exploração do meio ambiente, das pessoas e de seu trabalho, e o que se faz em nome do meio ambiente e do clima.

A presente edição, apesar de rebatizada e com conteúdo diferente dado o
contexto atual, confirma e dá continuidade à compreensão do Jubileu Sul na luta contra esta fase de acumulação do capitalismo neoliberal que, uma vez mais, tenta se apresentar como solução dos problemas causados por ele mesmo. Nenhuma semelhança com grandes grupos econômicos que detêm, de um lado, patentes de vírus e, de outro, desenvolvem as vacinas de combate às doenças causadas por seus próprios vírus.

Este caderno de estudo resgata os principais conceitos relacionados ao tema; apresenta como se dá a participação dos setores privados na construção e implementação de soluções chamadas de “sustentáveis” para “enfrentar” as mudanças climáticas, e com a total cumplicidade dos Estados; a tentativa das políticas mitigadoras desvincularem a problemática ambiental e as mudanças climáticas da estrutura do sistema capitalista; a criação de instrumentos de mercado que servem tão somente para “legitimar” o direito de grandes grupos econômicos continuarem
poluindo, agora com a consciência tranquila.

Compartir:

PUBLICACIONES

CONTACTO
  • Alejandro de Valdez N24-33 y Av. La Gasca, Quito, Ecuador

  • +593 2 321 1103
  • contacto@accionecologica.org

ENVÍANOS UN MENSAJE